Não te metas nessas loucuras
"Não te metas nessas loucuras". Henrique Madeira nunca mais se esqueceu da frase que ouviu da boca do seu pai quando terminou o curso e pensou em aceitar um emprego numa empresa acabada de criar e que se transformou na primeira a fazer um computador.
Esta expressão resume a desconfiança e o medo de arriscar que são, ainda hoje, traços culturais portugueses, diz o actual vice-reitor da Universidade de Coimbra, responsável pelo empreendedorismo. Um modo de estar que só mudará quando, desde cedo, nas escolas os alunos passem a ser preparados para aceitar o que chama de "erro bom, cometido por alguém que está a tentar fazer algo de novo e arrisca". Uma "licença para errar que é indissociável de qualquer processo de inovar e empreender", diz. Mas as coisas começam a mudar....
Embora cada caso seja um caso, existem algumas características comuns a qualquer empreendedor: organização mental, controlo do ambiente que o rodeia, capacidade de vislumbrar oportunidades, apetência para correr riscos e tolerância perante os fracassos.
Estas são uma espécie de características ‘core', mas depois há outras que ajudam a ter sucesso quando o objectivo é criar a própria empresa: motivação, paixão, capacidade para trabalhar bem tanto sozinho como em equipa, persistência, capacidade para seguir instintos e fazer com que as outras pessoas se entusiasmem com as suas ideias, capacidade de criar uma cultura de sucesso e "olho" para os nichos e ‘gaps' no mercado.
Ser empreendedor é, no fundo, uma maneira de ver o mundo aliada à capacidade de actuar para tornar esse "sonho" real.
Entre em ação
Dê um pequeno passo, entre em ação, seja empreendedor.
João Miguel Machado
email : sales.machado@gmail.com
Skype : joao.machado1965
João Miguel Machado
email : sales.machado@gmail.com
Skype : joao.machado1965

Sem comentários:
Enviar um comentário