Imagem de waleoladipo
Lembra-se dos anos da sua juventude, quando se considerava com falta de confiança na maior parte das áreas da sua vida? Duvidava de si mesmo e sentia sempre que as suas ações jamais iriam resultar em alguma coisa.
São sentimentos comuns a todos nós, e não foi diferente com Aldan Tan. Tal como eu e você, Aldan Tan deixou-se ir andando no “fluxo” da vida. Não via qualquer necessidade de se esforçar ou sair da sua zona de conforto, não só porque era difícil como sentia que era inútil. Daí resultou algo tão simples como sentir-se irrealizado e arrependido porque nunca fez o que queria.
A ideia subtil da confiança
Penso que a maioria das pessoas julgam que a confiança é algo preto ou branco. Ou temos confiança ou não temos confiança alguma. No entanto, é tudo uma questão de hábitos. É uma escolha de vida que você pode ajustar e “mudar” constantemente a fim de construir confiança de forma consistente. O processo não tem fim e não existem uma resposta certa para ganhar confiança.
Aqui estão 11 coisas que as pessoas extremamente confiantes fazem de diferente. Deixe-se inspirar.
1. Elas sabem que o medo é um bom sinal
As pessoas confiantes não se acovardam do medo. Em vez disso, elas sabem que o medo, tal como todos os seus sentimentos de ansiedade e desconforto, é um bom sinal e significa que estão a caminhar na direção certa. O medo não é entendido como algo mau nas suas vidas.
2. Elas saem da zona de conforto
E com isso têm a possibilidade de fazerem tudo o que querem, seja difícil ou fácil. Elas saem da zona de conforto porque sabem que é onde está o melhor de si. Por outras palavras, as pessoas confiantes não esperam para crescer.
3. Elas mexem o rabo
Fazer o trabalho completo pode ser uma tarefa árdua, especialmente quando a procrastinação decide intervir. Porém, ao invés de pensarem sobre isso, as pessoas confiantes fazem as coisas, independentemente do seu sentimento. Elas sentem confiança para realizar e têm isso como objetivo. Elas esforçam-se para fazer as coisas de modo a que se possam sentir bem sobre si mesmas.
4. Elas divertem-se
A diversão não é um aspeto primordial da vida, uma vez que é o único caminho para ser feliz? A vida não deveria ser tratada como uma aventura? Claro, nós trabalhamos e temos outros compromissos, mas isso não significa que não se possa divertir, ou pelo menos vislumbrar um pouco de diversão em tudo o que faz. As pessoas confiantes sabem disso.
5. Elas não se importam sobre o que os outros pensam
Um clássico. Os pensamentos e as palavras dos outros nunca são precisas quando se destinam a si. Mas se você se preocupa com isso, quase que assume que são afirmações verdadeiras. As pessoas confiantes sabem que esses pensamentos e palavras são vazias, não têm significado. Elas nunca se importam com a opinião negativa dos outros e têm como objetivo construir uma vida da qual se possam orgulhar.
6. Elas não julgam
Porque julgar é um desperdício de tempo e energia. As pessoas verdadeiramente confiantes sabem que a criação de um conjunto de noções preconcebidas (imprecisas) só irá impedi-los de avançar, especialmente se o julgamento é negativo. Em vez disso, as pessoas confiantes deixam o julgamento de lado, abrem a sua vida e dão as mesmas oportunidades a todos. Isso não significa que sejam muito sociáveis mas pelo menos mantém a sua cabeça vazia de futilidades.
7. Elas são engenhosas e procuram soluções
Uma vez disse ao meu chefe que tinha uma lista com vários problemas sobre o trabalho e que lhe ia enviá-la por e-mail. Ele respondeu, “Esses problemas vêm com soluções?”
Fiquei sem resposta. É fácil concentra-se nos problemas e até mesmo começar a lamentar-se na esperar de que a resposta venha até si. Mas as pessoas confiantes intensificam os seus esforços no engenho. Elas sabem que são absolutamente capazes de encontrar respostas e, mais do que qualquer coisa, perseguem-nas em primeiro lugar. Isto não só aumenta a confiança mas também promove o incrível hábito de confiar em si mesmo.
8. Elas não comparam
Da mesma forma que as pessoas confiantes não se preocupam com os que os outros pensam ou dizem, elas nunca comparam as suas vidas com as dos outros. Porquê? Porque sabem que a sua vida lhes pertence e que só elas a podem definir.
Eles recorrem aos outros como inspiração, mas nunca olham para os outros a ponto de quererem ser como eles. Isso só serviria para criar metas e expetativas irrealistas.
Em vez disso, eles criam a sua própria vida.
9. Elas não querem montes de amigos
A confiança provém em grande parte das pessoas com quem você se dá. Por essa razão, as pessoas confiantes permanecem com os poucos amigos próximos que têm, e chega. Eles sabem, efetivamente, que não podem agradar a todos. Portanto, vivem felizes com os poucos amigos que têm.
10. Elas fazem as próprias regras
Obviamente que não se comportam como rebeldes, andando por aí a quebrar lei atrás de lei. Em vez disso, as pessoas confiantes sabem que há muitas ideias e informação a espalhar-se na sociedade atual. As instituições e as próprias pessoas vivem ansiosas por reforçar crenças sendo, por isso, difícil de distinguir o que é bom ou mau, certo ou errado. As pessoas altamente confiantes ouvem-se a si mesmas; olham para a sua própria vida e prestam atenção à sua experiência, seguem-na e não confundem as suas vidas com o mundo.
11. Elas tentam
Acima de tudo, as pessoas confiantes tentam! Elas sabem que o fracasso acontece quando deixam de tentar.
Não importa o resultado, independentemente se conseguiu o que pretendia ou não, tentar é sempre um trampolim para o sucesso. É desta forma que se ganha confiança. As pessoas confiantes tentam para que nunca se arrependam de não o terem feito. A partir dai, continua a tentar até obterem o que pretendem.
E você, o que considera essencial para promover a confiança?
João Miguel Machado
Skype : joao.machado1965
email : sales.machado@gmail.com

Sem comentários:
Enviar um comentário