“Tive uma ideia, vou começa-lá amanhã. Não vai levar muito tempo e acho que pode dar certo”.
A regra número 1 de todas as pessoas de sucesso que eu já tive o prazer de conhecer, trabalhar ou estudar a respeito se resume a uma simples frase: Eles começam coisas!
Não, eles não começam uma empresa. Muitas vezes nem começam um produto. Eles literalmente começam coisas! Eles encontram uma oportunidade ou ideia, saem da zona de conforto, se arriscam e lançam. O sucesso ou fracasso é consequência da continuidade do que eles começam.
Eu sei que é realmente difícil acreditar que é tão simples assim, mas reflita um pouco e vai perceber que é só isso. E mais, se você pesquisar sobre o que os levam a continuar obtendo sucesso é a sua capacidade de continuar começando.
Sucesso basicamente é ter êxito em alguma coisa. Obter um resultado positivo sobre algo.
Veja, não significa dinheiro, status… significa resultado positivo sobre alguma coisa. Em outras palavras: Felicidade! Então, para ser feliz (e obter sucesso) você só precisa assumir o compromisso de começar de verdade, pois uma coisa leva a outra.
Veja, não significa dinheiro, status… significa resultado positivo sobre alguma coisa. Em outras palavras: Felicidade! Então, para ser feliz (e obter sucesso) você só precisa assumir o compromisso de começar de verdade, pois uma coisa leva a outra.
Aproveitando o tema, sugiro a leitura do livro: Quebre as Regras e Reinvente, do Seth Godin. É um livro pequeno (112 páginas) e até bem básico, mas se você não acredita em mim, ao menos acredite na experiência do Seth Godin. Ele inicia o livro contando a história de uma moça que um belo dia ligou para o seu chefe e disse:
“Tive uma ideia, vou começá-la amanhã, não vai levar muito tempo e acho que pode dar certo”.
E com essa frase, ela mudou sua vida! E você pode estar pensando: Que ideia foi essa? Bem, essa é a pergunta errada! O que mudou a vida dela foi a sua atitude de começar alguma.
O livro – como eu disse no começo desse post – não fala sobre começar aquela sua ideia milionária. Não é isso! Nem de montar um negócio. Isso não é sobre empreendedores, mas sobre iniciadores. Isso vale para a recepcionista, para o assistente do almoxarifado, para o vendedor. Enfim, vale para todos! Mas sabe por que é tão difícil começar? Porque nós somos podados desde sempre. Quer ver?
Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido a expressão “Isso vai acabar em choro”, certo? Possivelmente da sua mãe quando era pequeno. Bom, é dessa forma que muitas pessoas pensam a respeito de uma carreira/vida construída com base em iniciativa. Que vai acabar em choro, que em algum momento você vai quebrar a cara. O fato é que a maioria das coisas quebram. A maioria das ideias fracassam. E está tudo bem!
Como disse o CEO da Dropbox “Não ligue para os seus fracassos, você só precisa acertar uma vez”.
Então, mesmo que depois você descubra que estava errado, a parte mais difícil você já fez. Você começou! Se inspire nas crianças. Elas são os melhores exemplos de iniciadores que conhecemos. Elas começam coisas toda hora. E isso nos dá esperança, pois significa que começar está em nossa essência.
AUTOR:

Sem comentários:
Enviar um comentário