Google+ 1Dream 1Team: O PRINCÍPIO DE PARETO (80/20)

sábado, 5 de abril de 2014

O PRINCÍPIO DE PARETO (80/20)


Se nunca ouviste falar deste princípio presta atenção ao artigo, pois ele pode mudar a tua vida. 

O Princípio de Pareto, também conhecido como a lei de 80/20 defende que para muitos fenómenos 80% das consequências têm origem em 20% das causas. Ele surgiu com Vilfred Pareto, após ter observado que 80% da riqueza de Itália pertencia a apenas 20% da sua população. Joseph Juran, gestor e pensador adotou a ideia e chamou-lhe de Princípio de Pareto.

Mais recentemente Harvard desenvolveu diversos estudos e aplicou este princípio em várias áreas, com resultados surpreendentes.

A proporção 80/20 serve como orientação geral, não é 100% exata, às vezes pode chegar a 90/10, 95/5 ou 99/1.

Consegues perceber facilmente a influência deste princípio, pois o ser humano é um ser de hábitos, que ao serem consecutivamente repetidos criam caminhos neuronais no nosso cérebro. Logo, há uma tendência natural em fazer sempre a mesma coisa, fazer as mesmas escolhas e grande parte das vezes de forma automática.

Onde podes encontrar o Princípio de Pareto?
  • Quando usas 20% das tuas roupas em 80% do teu tempo.
  • Quando sais 80% do teu tempo com 20% dos teus amigos.
  • Quando 20% das tuas atividades causam 80% da tua felicidade.
  • Quando 20% da tua atividade profissional te dá 80% dos teus lucros.
  • Quando 80% do teu tempo ouves 20% da música que tens em casa.
  • Quando 80% do teu tempo vais a 20% dos cafés que existem na tua zona.
  • Quando 80% do que gastas no telemóvel vem de 20% dos teus contactos.
  • Quando 80% da riqueza do mundo está na mão de 20% das pessoas.
  • Quando 80% da poluição vem de 20% dos países.
Como podes usar este princípio a teu favor?

Este princípio relembra-nos da importância de mantermos o foco no que realmente importa para nós. De tudo o que fazes durante o teu dia, apenas 20% se converte em algo produtivo e benéfico para ti. O restante pode estar a alimentar a tua preguiça, procrastinação, indisciplina medo e carência.

Começa a aplicar este princípio em tudo o que fazes e na tua vida em geral, mas usa-o com sabedoria. A regra não é exata, mas há algo que é correto, apenas x% das causas originam x% dos resultados. Descobre a tua equação e usa-a para transformares a tua vida. Afinal já não basta agir de forma inteligente, mas sim agir de forma inteligente sobre as coisas certas.

Por isso, a mensagem é simples: evita o desperdício de tempo e atenção em atividades e pessoas que não acrescentam valor à tua vida. Desta forma, otimizas o teu tempo, evitas trabalhar mais de 7h por dia (grandes praticantes deste princípio conseguem aplicá-lo de forma a trabalhar 6h por semana e obter excelentes resultados) e garantes uma vida mais harmoniosa e satisfatória.

Acredito que o trabalho inicial que vais ter ao compreenderes como esta equação influencia a tua vida neste momento vai valer a pena.

João Miguel Machado
Skype : joao.machado1965

Sem comentários:

Enviar um comentário