Google+ 1Dream 1Team: Competências de um Lider

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Competências de um Lider


O QUE É A LIDERANÇA

“É a actividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objectivos de grupo” (George Terry – 1960)

Orientar o grupo, as pessoas, em direcção a determinados objectivos ou metas

Resulta em duas funções principais:
  • Decidir o que deve ser feito - Decidir
  • Conseguir que os elementos do grupo o façam - Desenvolver
FUNÇÕES DOS LÍDERES

DECIDIR:

A – Planear

  • Definir objectivos, fazer previsões, analisar problemas, tomar decisões, formular políticas e/ou apoiar Políticas.
B – Organizar
  • Definir os processos que são necessários para alcançar objectivos, disponibilizar recursos, coordenar o trabalho pelos grupos e pelos indivíduos.

DESENVOLVER:

C – Motivar/Dirigir/Influenciar

  • Comunicar de forma a que os indivíduos contribuam para a obtenção dos objectivos de acordo com as finalidades da organização, motivar, criar espírito de equipa.
D – Monitorizar/Avaliar/Controlar
  • Estabelecer critérios para avaliar os desempenhos e processos de controlo realistas, medir os desempenhos. Comparar os resultados obtidos com os previstos. Desencadear acções correctivas.

O líder eficaz não possui um estilo de liderança fixo;

O comportamento de liderança eficaz é aquele que é apropriado a uma determinada situação e apropriado ao grau de maturidade dos liderados.

João Miguel Machado
Skype : joao.machado1965

Sem comentários:

Enviar um comentário