O QUE É A LIDERANÇA
“É a actividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objectivos de grupo” (George Terry – 1960)
“Orientar o grupo, as pessoas, em direcção a determinados objectivos ou metas”
Resulta em duas funções principais:
- Decidir o que deve ser feito - Decidir
- Conseguir que os elementos do grupo o façam - Desenvolver
DECIDIR:
A – Planear
- Definir objectivos, fazer previsões, analisar problemas, tomar decisões, formular políticas e/ou apoiar Políticas.
- Definir os processos que são necessários para alcançar objectivos, disponibilizar recursos, coordenar o trabalho pelos grupos e pelos indivíduos.
DESENVOLVER:
C – Motivar/Dirigir/Influenciar
- Comunicar de forma a que os indivíduos contribuam para a obtenção dos objectivos de acordo com as finalidades da organização, motivar, criar espírito de equipa.
- Estabelecer critérios para avaliar os desempenhos e processos de controlo realistas, medir os desempenhos. Comparar os resultados obtidos com os previstos. Desencadear acções correctivas.
O líder eficaz não possui um estilo de liderança fixo;
O comportamento de liderança eficaz é aquele que é apropriado a uma determinada situação e apropriado ao grau de maturidade dos liderados.
João Miguel Machado
Skype : joao.machado1965
email : sales.machado@gmail.com

Sem comentários:
Enviar um comentário